PROGRAMAÇÃO SESC

SESC NA FLIRP

O Sesc ocupará a rua Domingos Mejias Morgado com ações voltada a todos os públicos. A programação prevê mediação de leitura para crianças, estande com exposição de publicações da Edições Sesc, intervenções literárias, biblioteca volante, lançamento e pré-lançamento de livro com participação dos autores em mesa de debate.

BIBLIOSESC

O BiblioSesc é um caminhão-biblioteca que promove a leitura e o acesso gratuito ao livro em todo o Brasil.  Romances, poesias, contos, crônicas, novelas, biografias, histórias em quadrinhos, ensaios, ficção científica e fantasia, infantil, aventuras, diários, juvenil, artes, terror, gastronomia, arquitetura, ilustração e títulos diversos para todas as idades.

Horário: Durante os dois dias da FLIRP

25/09 | 13h: MESA OSWALD E MÁRIO NO CENTRO DA ARENA

Bate-papo com os autores Mauricio Trindade e Thiago Gil, com intervenção e mediação do artista Pascoal da Conceição. Encontro seguido de sessão de autógrafos. 

PASCOAL DA CONCEIÇÃO é ator, dublador, produtor teatral e diretor. Seus papéis mais conhecidos são o Dr. Abobrinha na série infantil Castelo Rá-Tim-Bum, na TV Cultura, e Mário de Andrade na minissérie Um só coração (TV Globo). Foi aluno da EAD – Escola de Arte Dramática da USP e se profissionalizou em meados dos anos 1980. Foi um dos fundadores do Grupo Dragão 7, no qual atuou, dirigiu e produziu diversos espetáculos. No Teatro Oficina Uzyna Uzona, dirigido por José Celso Martinez Corrêa, atuou nos espetáculos Ham-let, As bacantes, Mistérios gozozos, Pra dar um fim no juízo de Deus e Taniko. Trabalhou com Bibi Ferreira e Carlos Alberto Soffredini, entre outros diretores. Em 2021, estreou sua peça Mário de Andrade desce aos infernos. 

MAURÍCIO TRINDADE DA SILVA é graduado, licenciado, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Desde 2005 trabalha no Serviço Social do Comércio em São Paulo (Sesc SP), atualmente ocupando o cargo de gerente adjunto no Centro de Pesquisa e Formação – CPF. 

THIAGO GIL é mestre e doutor em Artes Visuais pela ECA-USP na linha de pesquisa Teoria, História e Crítica de Arte, coordenou o ciclo de encontros “História(s) da Arte no Brasil”, junto à Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, foi colaborador da Enciclopédia de Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural e atualmente é Coordenador de Pesquisa e Difusão na Fundação Bienal de São Paulo.


25/09 | 14h: LANÇAMENTOS EDIÇÕES SESC

MÁrio de Andrade, epicentro: Correspondência e sociabilidade no Grupo dos Cinco
Autor: Maurício Trindade 
Edições Sesc

Por meio da análise da correspondência entre Mário de Andrade e o Grupo dos Cinco (Menotti del Picchia, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti), o livro busca ampliar a compreensão da centralidade de Mário de Andrade na constituição do modernismo brasileiro, e seu papel de influenciador e fomentador da arte e da cultura nacionais. Para tanto, traz informações consistentes sobre cada integrante do Grupo dos Cinco e faz uma reconstrução dos anos de formação de Mário de Andrade e sua aproximação com os jovens modernistas, explorando principalmente os diálogos e tensões entre eles.

Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes visuais no Brasil (1915-1945)
Autor: Thiago Gil de Oliveira Virava 
Edições Sesc

A obra investiga as artes visuais na experiência intelectual e criativa do poeta e escritor modernista Oswald de Andrade (1890-1954). São analisados não apenas seus textos sobre arte, mas também a presença das artes visuais nos livros de poesia Pau Brasil (1925) e Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade (1927), assim como nos romances Os condenados (1922-1934) e Marco zero (1943-1945). Também são discutidas as relações do escritor com artistas brasileiros e estrangeiros, além de sua participação em situações importantes das artes visuais no país, como a Semana de Arte Moderna. 

Sobre Edições Sesc

Educar, provocar, comunicar e, em igual medida, ampliar os diferentes debates propostos pela ação do Sesc em seus centros culturais e desportivos no Estado de São Paulo. Esses são nortes que têm definido o trabalho desenvolvido pelas Edições Sesc São Paulo.

Compondo um catálogo que mantém a programação sociocultural do Sesc –  voltada à educação não-formal – como uma de suas principais referências, a editora vem expandindo os temas de suas criações para as mais diversas áreas do conhecimento. Os títulos publicados compreendem uma grande variedade temática no campo da cultura: artes visuais; antropologia; arquitetura e urbanismo; biografias; ciências; ciências da mente e comportamento; cinema; comunicação e jornalismo; design; educação; esportes e práticas corporais; filosofia e política; fotografia; gestão e produção cultural; história; idosos, livro e leitura; meio ambiente e sustentabilidade; música; sociologia; teatro e dança.

A editora também passa a intensificar seu trabalho diante das possibilidades abertas com as novas ferramentas digitais. Buscando estimular o acesso, a circulação de conhecimentos e a leitura, as Edições Sesc São Paulo vêm somando a seu catálogo um número crescente de livros convertidos para o e-book. Parte desse trabalho inclui a criação de um selo dedicado a livros publicados exclusivamente no formato digital. Estes títulos podem ser encontrados nas principais lojas virtuais do Brasil e do mundo.    


MEDIAÇÃO E INTERVENÇÕES 

24 e 25/09 | POESIA EM TRÂNSITO

A carreta biblioteca BiblioSesc ganha voz na Feira do Livro de Ribeirão Pires. Inspirado nos carros de som, a carreta leva declamações de poemas de escritores do ABCDMRR. O projeto iniciou no contexto de isolamento devido à pandemia, como uma forma de veicular arte e poesia para as pessoas que estavam resguardadas em suas casas. 


24 e 25/9 | TELHADO DE HISTÓRIAS

Mediação de Leitura com o Grupo Raconto

Em uma tenda lúdica, com telhado de fitas e bolsos repletos de livros, as crianças são estimuladas à leitura pelos mediadores. Elas conhecem diferentes histórias e refletem sobre elas e o mundo que habitamos, trocando impressões depois da leitura, além de explorarem o inusitado espaço. 

Horário: Ao longo da FLIRP

Sobre o grupo Raconto

O Raconto é um grupo que promove ações de incentivo à leitura e acessibilidade, estimulando o aprendizado e o questionamento por meio de suas apresentações e histórias


24/09 | POESIA AO PÉ DO OUVIDO

Intervenção literária com a Cia Alcina da Palavra 

Horário: Entradas ao longo do dia 

A intervenção propõe aos participantes que fechem seus olhos e escutem o que uma boa leitura ao “pé do ouvido” pode oferecer em outros campos sensoriais. 

Sobre a Cia. Alcina da Palavra 

A Cia. nasceu do encontro de artistas, atores e contadores de histórias com o objetivo de produzir e realizar pesquisas para promover contações de histórias, oficinas, mediação de leitura e literatura interativa.


25/09 | REALEJO POÉTICO

Intervenção literária com a Cia. Patética 

Horário: Entradas ao longo do dia 

O “Poeta” sorteia poemas e presenteia o espectador, que é estimulado a ler a obra recebida. A intervenção interativa envolve manipulação de bonecos e música ao vivo enfatizando a força e a magia das palavras. 

Sobre a Cia. Patética  

A Cia. Patética surgiu em janeiro de 2000 a partir de um grupo de artistas interessados no universo do Teatro para Crianças.  Em 2001, a companhia estabeleceu contato com a linguagem do Teatro de Formas Animadas e, a partir daí, cada vez mais esse grupo foi compartilhando as mesmas necessidades artísticas e interesses comuns, estabelecendo assim um núcleo interessado na investigação dessa linguagem inserida no universo infantil.